Introdução

O primeiro evento do Career Accelerator promovido pela Product Weekend no Edifício Allo na Galp ocorreu nos dias 16 a 18 de Outubro de 2024.

O resumo do Programa  foi o que se apresenta na tabela abaixo:

Horário

Quarta-Feira

Quinta-feira

Sexta-feira

18:00 – 19:00

Acolhimento por João Moita

Identificação de skills e gaps por por Clara Rivero Machado

CV e Linkedin por Hugo Froes e Tânia Almeida

19:00-20:00

Reflexões sobre carreira e estabelecimento de objetivos por Francisco Pinto Leite

Mastering Interviews techniques por Ricardo Luiz

Simulação de entrevistas

Plano de ação

20:00-21:00

Jantar + networking

Jantar + networking

Jantar + networking

 

Os dois principais objetivos que tinha ao inscrever-me neste evento, que foi pago, eram dois:

    1. Dar-me a conhecer, dar a minha perspetiva sobre o que é Produto dentro das Empresas e esclarecer dúvidas que tenho sobre o tema
    2. Começar a fazer algum networking na área de Produto
    3. Perceber se haveria alguma coisa que poderia melhorar na minha abordagem a este mercado

Consigo dizer que o primeiro objetivo não foi completamente gorado, porque dei-me a conhecer e fiz algum networking, mas não consegui colocar dúvidas sobre vários temas da área de Produto aos profissionais na área. Mas também acredito que não fosse o evento indicado para o efeito.

Sobre os restantes 2 objetivos, acredito que foram atingidos.

Mas vamos então à minha experiência pessoal e aquilo que desenvolvi como caso prático daquilo que foi o evento.

 

Where From – Ou o Big Hair Audacious Goal ou simplesmente o Objetivo

No primeiro dia do evento, além de termos sido acolhidos pelo João Moita – Founder/CEO da Product Weekend, o Francisco Pinto Leite – Principal Product Manager na Talkdesk fez-nos um resumo da sua história profissional de há 10 anos até ao ano atual de 2024. Como ele estabeleceu o seu objetivo (spoiler: deve ser SMART). Vai um pouco de encontro daquilo que proclama a metodologia OKRs, mas o importante é que percebi o ponto do Francisco.

Após essa apresentação bastante carismática, e efusiva, todos fomos convidados a perceber e escrever o que valorizamos mais na nossa vida profissional; no momento atual quais seriam os nossos principais pilares ou  desafios e por fim estabelecer o nosso Objetivo Profissional.

 

Caso prático – Pilares e Atributos

Objetivo

De acordo com os pilares e atributos, e por outras razões pessoais, “reescrevi” o meu objetivo inicial de carreira que não é em nada inicial :).

“I want to secure a role as a Product Manager/Product Analytics in a tech/digital company or healthcare company; within a maximum a 1 year (before the end of 2025)”.

 

Objetivo-Pilares-e-Atributos

 

Além dos clusters acima posso acrescentar algumas daquelas que são as minhas soft skills enquanto profissional em qualquer área:

  • Curioso – Ou talvez meio que obstinado em aprender e saber tudo e mais alguma coisa sobre determinado tema, o que por vezes me deixa assoberbado
  • Empatia – Sou uma pessoa mais de escutar e de pensar nos e sobre os temas do que efusivamente falar e falar. E por vezes até torno-me emocional, consoante os assuntos
  • Pensamento Crítico – Gosto de perceber o porquê das coisas e não fazer só por fazer ou ser mandado fazer sem explicação
  • Team Player – Não vejo o trabalho a ser feito de outra forma. Mas têm de ser team player também comigo, se não ninguém ganha
  • Pensamento Analítico – Não tivesse eu trabalhado e estar a trabalhar na área digital ligada a Analytics e a formar-me ainda mais nesta área
  • Espírito de Liderança – Ainda não tive oportunidade de liderar uma equipa de forma contínuo e com mais do 2 pessoas, mas acredito que pelo disse acima, conseguirei fazê-lo. Temos é de saber do que estamos todos a falar, a fazer, a caminhar para o mesmo e a entre ajudar-nos

 

Where To – Ou, de alguma forma, a Estratégia

No segundo dia, foi a vez da Clara Rivero Machado – Product Management Director na Mastercard tomar as rédeas do evento e de nos brindar com a sua história profissional e passar-nos conhecimentos sobre como poderíamos avaliar, sob a perspectiva da Matriz de Product Competency Matrix do Ravi MehtaAngel Investor na TravelJoy, as nossas skills atuais e com isso percebermos os gaps que temos, tendo em conta a posição/função que almejamos e estabelecemos na sessão anterior.

E foi muito neste tema que incidiu a minha mentoring call com o Pedro Almeida – Product Owner na Critical TechWorks. ISto porque não tendo uma função de Product Manager no meu CV ou de Associate Product Manager, para “baixar” o nível hierárquico, tenho:

  • Um nível de seniority superior a 11 anos de experiência profissional
  • Tenho e tive responsabilidades em áreas de Produto. Um Produto não se constrói sozinho e muito menos é construído sozinho pelos Product Managers nem são apenas os Product Managers que atingem resultados de conversão X, crescimento de receita Y e por ai vai.

Já recebi feedback em processos de recrutamento a dizerem-me que tinha um nível já de Sénior e não de Associate Product Manager. Mas também já tive, e aqui tenho de dizer um feeling, porque o feedback nunca foi claro e transparente, feedbacks em que me pareceu que não avancei no processo pelo facto de não ter função alguma no meu CV como Product Manager.

Mas tenho a certeza que depois deste evento, deste trabalho pessoal e da mentoring call irei ficar mais esclarecido e acima de tudo, saber como agir melhor.

 

Caso prático – parte I – Skills & Gaps – As Is e com base na função de PM-L2 e PM-L3

Optei pela função de Product Manager, com base na análise do meu CV e da Matriz por parte do Chat-GPT. E ele indicou-me que o meu perfil estaria mais para um perfil de Sénior PM do que para PM. Ainda assim, fiz o exercício de auto-avaliação para PM.

Na primeira imagem temos uma avaliação mais contida/modesta/por baixo daquilo que penso serem as minhas capacidades. Aliás, o classificar-me como Product Management e não, por exemplo como Sénior Product Management revela um pouco isso.

Na segunda imagem, a avaliação é mais incisiva e com menos medo de fazer a auto-avaliação. Mas tenho a certeza que depois deste evento, deste trabalho pessoal e da mentoring call irei ficar mais esclarecido e acima de tudo, saber como agir melhor.

NotaAinda que um tanto ou quanto académico e subjetivo, este exercício teve por base toda a minha experiência académica e profissional que podem visualizar no meu CV

 

Nesse mesmo dia, houve uma segunda sessão, desta vez conduzida pelo Ricardo Luiz – Product Director na Altar.io. A apresentação do Ricardo também foi muito rica e tenho a certeza que todos aproveitaram as “dicas” dele de como nos devemos preparar para uma entrevista e não enviarmos o (mesmo) CV e pronto. Personalização é a palavra chave.

 

skills-and-gaps

 

Caso prático – parte II – Mastering Interviews Techniques

Nesta parte do processo, não vou descrever todo o caso prático em si, mas algumas partes desse caso, que penso serem úteis para este documento e discussão posterior com o Pedro Almeida ou outra pessoa na área de Produto que me queira abordar.

Além disso, esta narrativa pessoal deve ser trabalhada a cada dia.

I learned, personally how important is to solve people’s needs. And I think my career has always have this concern about understanding people’s needs and transforming findings into insights to create valuable solutions. Over the past 11 years, pivotal experiences—like stepping into a Quality & Environment Manager role in a highly specialized, engineering-focused field—have underscored the importance of processes and procedures, while leading a couple of projects in the consultancy world or leading a GA4 integration at CTT showed me how important is to work in and with a team and the the power of qualitative and quantitative data. Each role has sharpened my ability to integrate analytics, UX research, and strategic thinking. “Moving” into a more focus product function, like product management it seems to me a natural transition, enabling me to craft products that truly resonate with users.

 

Where Next – Ou, de alguma forma, os Key Results

Por motivos pessoais, não consegui participar neste último dia.

Mas, já em em Março de 2024, recorri a uma empresa internacional especialista na estruturação e escrita de CVs.

No meu caso, o CV foi redesenhado (bem como o LinkedIn e a carta de apresentação). É um template único para “Advanced Career: +10 anos de experiência”. Além disso:

    • Todo o conteúdo escrito em inglês foi revisto por profissionais nativos
    • Foi reescrita por um profissional especialista neste tema e nesta área
    • Está preparado para ser lido por ATS
    • Passou de 5 para 2 páginas
    • Foi aprovado por mim…e nem poderia ser de outra forma.

 

 

Notas finais

    1. Infelizmente não pude participar no último dia que foi dedicado ao “What’s Next” com apresentações do Hugo Froes da OLX e da Tânia Almeida da Bring Global, sobre marca pessoal no LinkedIn e simulação de entrevistas
    2. Este exercício, apesar de não ser académico, é um exercício que deve ser revisto quando necessário e reformulado.
    3. Preparei este documento como exercício final e como parte do plano de ação decorrente do Product Weekend – Career Acelerator, e com isso tornar mais produtiva a “mentoring call” que terei com o Pedro Almeida da Critical TechWorks.