Introdução
O primeiro evento do Career Accelerator promovido pela Product Weekend no Edifício Allo na Galp ocorreu nos dias 16 a 18 de Outubro de 2024.
O resumo do Programa foi o que se apresenta na tabela abaixo:
Horário |
Quarta-Feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
18:00 – 19:00 |
Acolhimento por João Moita |
Identificação de skills e gaps por por Clara Rivero Machado |
CV e Linkedin por Hugo Froes e Tânia Almeida |
19:00-20:00 |
Reflexões sobre carreira e estabelecimento de objetivos por Francisco Pinto Leite |
Mastering Interviews techniques por Ricardo Luiz |
Simulação de entrevistas |
Plano de ação |
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20:00-21:00 |
Jantar + networking |
Jantar + networking |
Jantar + networking |
Os dois principais objetivos que tinha ao inscrever-me neste evento, que foi pago, eram dois:
-
- Dar-me a conhecer, dar a minha perspetiva sobre o que é Produto dentro das Empresas e esclarecer dúvidas que tenho sobre o tema
- Começar a fazer algum networking na área de Produto
- Perceber se haveria alguma coisa que poderia melhorar na minha abordagem a este mercado
Consigo dizer que o primeiro objetivo não foi completamente gorado, porque dei-me a conhecer e fiz algum networking, mas não consegui colocar dúvidas sobre vários temas da área de Produto aos profissionais na área. Mas também acredito que não fosse o evento indicado para o efeito.
Sobre os restantes 2 objetivos, acredito que foram atingidos.
Mas vamos então à minha experiência pessoal e aquilo que desenvolvi como caso prático daquilo que foi o evento.
Where From – Ou o Big Hair Audacious Goal ou simplesmente o Objetivo
No primeiro dia do evento, além de termos sido acolhidos pelo João Moita – Founder/CEO da Product Weekend, o Francisco Pinto Leite – Principal Product Manager na Talkdesk fez-nos um resumo da sua história profissional de há 10 anos até ao ano atual de 2024. Como ele estabeleceu o seu objetivo (spoiler: deve ser SMART). Vai um pouco de encontro daquilo que proclama a metodologia OKRs, mas o importante é que percebi o ponto do Francisco.
Após essa apresentação bastante carismática, e efusiva, todos fomos convidados a perceber e escrever o que valorizamos mais na nossa vida profissional; no momento atual quais seriam os nossos principais pilares ou desafios e por fim estabelecer o nosso Objetivo Profissional.
Caso prático – Pilares e Atributos
Objetivo
De acordo com os pilares e atributos, e por outras razões pessoais, “reescrevi” o meu objetivo inicial de carreira que não é em nada inicial :).
“I want to secure a role as a Product Manager/Product Analytics in a tech/digital company or healthcare company; within a maximum a 1 year (before the end of 2025)”.
Além dos clusters acima posso acrescentar algumas daquelas que são as minhas soft skills enquanto profissional em qualquer área:
- Curioso – Ou talvez meio que obstinado em aprender e saber tudo e mais alguma coisa sobre determinado tema, o que por vezes me deixa assoberbado
- Empatia – Sou uma pessoa mais de escutar e de pensar nos e sobre os temas do que efusivamente falar e falar. E por vezes até torno-me emocional, consoante os assuntos
- Pensamento Crítico – Gosto de perceber o porquê das coisas e não fazer só por fazer ou ser mandado fazer sem explicação
- Team Player – Não vejo o trabalho a ser feito de outra forma. Mas têm de ser team player também comigo, se não ninguém ganha
- Pensamento Analítico – Não tivesse eu trabalhado e estar a trabalhar na área digital ligada a Analytics e a formar-me ainda mais nesta área
- Espírito de Liderança – Ainda não tive oportunidade de liderar uma equipa de forma contínuo e com mais do 2 pessoas, mas acredito que pelo disse acima, conseguirei fazê-lo. Temos é de saber do que estamos todos a falar, a fazer, a caminhar para o mesmo e a entre ajudar-nos
Where To – Ou, de alguma forma, a Estratégia
No segundo dia, foi a vez da Clara Rivero Machado – Product Management Director na Mastercard tomar as rédeas do evento e de nos brindar com a sua história profissional e passar-nos conhecimentos sobre como poderíamos avaliar, sob a perspectiva da Matriz de Product Competency Matrix do Ravi Mehta – Angel Investor na TravelJoy, as nossas skills atuais e com isso percebermos os gaps que temos, tendo em conta a posição/função que almejamos e estabelecemos na sessão anterior.
E foi muito neste tema que incidiu a minha mentoring call com o Pedro Almeida – Product Owner na Critical TechWorks. ISto porque não tendo uma função de Product Manager no meu CV ou de Associate Product Manager, para “baixar” o nível hierárquico, tenho:
- Um nível de seniority superior a 11 anos de experiência profissional
- Tenho e tive responsabilidades em áreas de Produto. Um Produto não se constrói sozinho e muito menos é construído sozinho pelos Product Managers nem são apenas os Product Managers que atingem resultados de conversão X, crescimento de receita Y e por ai vai.
Já recebi feedback em processos de recrutamento a dizerem-me que tinha um nível já de Sénior e não de Associate Product Manager. Mas também já tive, e aqui tenho de dizer um feeling, porque o feedback nunca foi claro e transparente, feedbacks em que me pareceu que não avancei no processo pelo facto de não ter função alguma no meu CV como Product Manager.
Mas tenho a certeza que depois deste evento, deste trabalho pessoal e da mentoring call irei ficar mais esclarecido e acima de tudo, saber como agir melhor.
Caso prático – parte I – Skills & Gaps – As Is e com base na função de PM-L2 e PM-L3
Optei pela função de Product Manager, com base na análise do meu CV e da Matriz por parte do Chat-GPT. E ele indicou-me que o meu perfil estaria mais para um perfil de Sénior PM do que para PM. Ainda assim, fiz o exercício de auto-avaliação para PM.
Na primeira imagem temos uma avaliação mais contida/modesta/por baixo daquilo que penso serem as minhas capacidades. Aliás, o classificar-me como Product Management e não, por exemplo como Sénior Product Management revela um pouco isso.
Na segunda imagem, a avaliação é mais incisiva e com menos medo de fazer a auto-avaliação. Mas tenho a certeza que depois deste evento, deste trabalho pessoal e da mentoring call irei ficar mais esclarecido e acima de tudo, saber como agir melhor.
Nota – Ainda que um tanto ou quanto académico e subjetivo, este exercício teve por base toda a minha experiência académica e profissional que podem visualizar no meu CV
Nesse mesmo dia, houve uma segunda sessão, desta vez conduzida pelo Ricardo Luiz – Product Director na Altar.io. A apresentação do Ricardo também foi muito rica e tenho a certeza que todos aproveitaram as “dicas” dele de como nos devemos preparar para uma entrevista e não enviarmos o (mesmo) CV e pronto. Personalização é a palavra chave.
Caso prático – parte II – Mastering Interviews Techniques
Nesta parte do processo, não vou descrever todo o caso prático em si, mas algumas partes desse caso, que penso serem úteis para este documento e discussão posterior com o Pedro Almeida ou outra pessoa na área de Produto que me queira abordar.
Além disso, esta narrativa pessoal deve ser trabalhada a cada dia.
I learned, personally how important is to solve people’s needs. And I think my career has always have this concern about understanding people’s needs and transforming findings into insights to create valuable solutions. Over the past 11 years, pivotal experiences—like stepping into a Quality & Environment Manager role in a highly specialized, engineering-focused field—have underscored the importance of processes and procedures, while leading a couple of projects in the consultancy world or leading a GA4 integration at CTT showed me how important is to work in and with a team and the the power of qualitative and quantitative data. Each role has sharpened my ability to integrate analytics, UX research, and strategic thinking. “Moving” into a more focus product function, like product management it seems to me a natural transition, enabling me to craft products that truly resonate with users.
Where Next – Ou, de alguma forma, os Key Results
Por motivos pessoais, não consegui participar neste último dia.
Mas, já em em Março de 2024, recorri a uma empresa internacional especialista na estruturação e escrita de CVs.
No meu caso, o CV foi redesenhado (bem como o LinkedIn e a carta de apresentação). É um template único para “Advanced Career: +10 anos de experiência”. Além disso:
-
- Todo o conteúdo escrito em inglês foi revisto por profissionais nativos
- Foi reescrita por um profissional especialista neste tema e nesta área
- Está preparado para ser lido por ATS
- Passou de 5 para 2 páginas
- Foi aprovado por mim…e nem poderia ser de outra forma.
Notas finais
-
- Infelizmente não pude participar no último dia que foi dedicado ao “What’s Next” com apresentações do Hugo Froes da OLX e da Tânia Almeida da Bring Global, sobre marca pessoal no LinkedIn e simulação de entrevistas
- Este exercício, apesar de não ser académico, é um exercício que deve ser revisto quando necessário e reformulado.
- Preparei este documento como exercício final e como parte do plano de ação decorrente do Product Weekend – Career Acelerator, e com isso tornar mais produtiva a “mentoring call” que terei com o Pedro Almeida da Critical TechWorks.
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