Introdução
A distinção de dados dentro de Tabelas Facto e de dados dentro de Tabelas Dimensão, é especialmente importante quando falamos de estruturas de dados estruturais que se relacionam de alguma maneira.
Tabelas Facto
O nome da tabela diz tudo – Facto. Ou seja, as Tabelas Facto (fact_table ou fnomedatabela) contém as informações sobre todos os factos que aconteceram numa determinada instituição numa determinada data. Por exemplo, todas as informações de vendas, de devoluções, de ocorrências médicas, como uma cirurgia, etc.
As Tabelas Facto têm em cada uma das linhas toda a informação sobre esse mesmo facto.
Por exemplo, uma Tabela Facto Consulta Médica – pode ter informações sobre todas as consultas ocorridas num hospital, em linhas. Em coluna podemos ter as dimensões: ID da consulta, data da consulta, especialidade da consulta.
Já uma Tabela Facto de Vendas pode conter informações sobre todos os factos relativos a vendas e em que as dimensões em colunas podem ser: ID Venda, SKU, data da venda, quantidade vendida.
Tabelas Dimensão
As Tabelas Dimensão (dim_tables ou dnomedatabela) têm informação sobre as características, atributos, dimensões, que complementam a informação contida na Tabela Facto.
Por exemplo, para a Tabela Facto de Consulta Médica, poderemos ter, entre outras Tabelas Dimensão, uma tmedicos associada à Tabela Facto Consulta Médica em que os atributos poderiam ser: ID do Médico, nome do médico, especialidade do médico.
Já a Tabela Facto Vendas, poderá, entre outras, uma dprodutos contendo informações como: nome do produto, categoria do produto, cor do produto, tamanho do produto, preço do produto.
A Importância de ter Tabelas Facto e Tabelas Dimensão
Por três razões essenciais:
Por ser a forma mais eficiente de trabalhar com análise de dados, independentemente de utilizarmos o SQL, PowerBi ou outra ferramenta. Como as tabelas facto contêm todos os factos ocorridos numa determinada instituição num determinado período de tempo, elas vão ser tabelas com um volume de dados gigante, podendo ter centenas milhões de linhas, dependendo da Empresa e do evento a que essa tabela faz referência. Cada coluna a mais nestas tabelas, serão mais informações adicionadas e novas linhas a mais, o que deixará o arquivo mais pesado e mais lento.
Já as tabelas de dimensão são tabelas pequenas, e cada médico/medicação/paciente irá aparecer uma única vez.
Se tivéssemos estas informações médico/medicação/paciente na Tabela Facto, iríamos ter informações repetidas, sempre que esse paciente tivesse uma consulta
Por isso deixamos as tabelas dimensão como uma tabela de ‘cadastro’, auxiliar, para conseguir deixar os arquivos de SQL, PowerBI e de outro tipo muito mais leve e eficiente, sem
ficar com informação repetida desnecessariamente.
Exemplo em GA4
O exemplo que quero dar em termos de Tabela Facto e Tabela Dimensão para o Google Analytics 4 é muito simples. Até porque ainda não tive oportunidade de utilizar/trabalhar com o BigQuery para fazer análises simples e mais profundas.
Se souberem de bons cursos sobre este tema, deixem comentem o artigo.
Possível Tabela Facto
- Utilizadores
Possíveis Tabelas Dimensão
- Eventos
- Dispositivos
- Países
Espero que tenham gostado do artigo. A área de dados, nomeadamente a área de MarTech é uma área na qual me estou a debruçar devagarinho.
Related Posts
April 30, 2024
A Importância do UX na Criação de Eventos para Analytics
Antes de começarmos, vamos só recordar…
March 4, 2024
Redesenho de Websites e integração com Digital Analytics
O redesenho (redesign) de websites e/ou…