Certificação Digital Marketing Specialist

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Certificação Digital Marketing Specialist

The Digital Marketing Certified Associate (DMCA) é programa ministrado pelo Market Motive, agora SimplyLearn que me preparou para liderar projetos de marketing digital. Para além da formação base o curso ofereceu-me tópicos avançados e proporcionou-me conhecimento em projetos da indústria do mundo real.

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Impacto imediato no desenvolvimento do trabalho com clientes!

DMCA
  • Fundamentos de Marketing Digital
Web Analytics Avançado
  • Análise de performance
SEO Avançado
  • Ferramentas e técnicas de SEO
PPC Avançado
  • Ferramentas e técnicas de PPC
Social Media Avançado
  • Ferramentas e técnicas de social media
Cursos Opcionais (feitos)
  • Curso de PPC
  • Curso de Analytics
  • Curso de SEO

Strategy-Digital-Marketing_EDIT

Certificação Strategy & Digital Marketing

Strategy-Digital-Marketing_EDIT

Curso de Certificação em Strategy & Digital Marketing

O curso de Strategy & Digital Marketing tem o número de horas de uma pós-graduação e foi desenvolvido por profissionais da área, dai a minha opção pelo mesmo.

Este curso permitiu-me ficar com um entendimento 360º de todo o processo estratégico de marketing no canal digital, bem como dominar todas as suas competências e ferramentas de search, analytics, e-mail marketing, social media e gestão e otimização de campanhas SEA e SEO.

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Impacto imediato no desenvolvimento do trabalho com clientes!

Estratégia Digital
  • Marketing Digital e Pensamento estratégico
  • Perfil do consumidor digital
  • Estratégia digital e multicanal
  • Estratégia de marketing e comunicação
  • Técnicas e táticas para execução
  • Técnicas e táticas para monitorização
  • técnicas e táticas para otimização
  • Estratégia de conteúdos
Ativos Digitais
  • Websites na estratégia digital
  • Tipologias e objetivos dos websites
  • metodologia CRO para construção de LPs
  • User Experience e AI
  • Ferramentas de medição e otimização
  • Funil de conversão e captação de leads
  • Estratégias de dinamização dos websites
  • SEO base
Social Media
  • Redes sociais
  • Redes sociais e o negócio
  • Planos/estratégia de ação
  • Gestão de redes sociais
  • Monitorização
  • Copy
  • social media advertising
  • métricas e kpis
E-mail Marketing
  • Compreensão e Importância
  • Plataformas
  • Segmentação de BD
  • Métricas e análise de resultados
  • Regras e legislação
Search Engine Optimization
  • Compreensão dos motores de pesquisa
  • Otimização on-page - técnica
  • Otimização off-page
  • Pesquisa de keywords
  • Link building
Search Engine Advertising & Display
  • Search & display advertising
  • Os diferentes tipos de anúncios
  • Ads & Rich media
  • Social media advertising
  • Criação de campanhas
  • Otimização de campanhas
  • Plano de meios
Digital Analytics
  • Overviews do Google analytics
  • Dashboards
  • Público-alvo, aquisição, comportamento e conversões
  • Google Search Console
  • Funis de conversão
  • Definição de métricas e KPIs
  • Segmentos avançados
  • Testes A/B
Projeto 360º - TIMEX
  • Definição de estratégia de marketing digital com cliente real

Sobre mim

Marketing Digital || Web-Digital Analytics || CX/UX Researcher || Product Owner

Profissional de Marketing Digital, UX Researcher e Digital-Web Analytics com +11 anos de experiência no espaço de MarTech e +8 anos em Transformação Digital CX/UX. Entre as minhas áreas de expertise, incluem-se a análise, implementação planos, guias de medição, bem como várias estratégias e táticas de Digital Marketing, como foco em Web Analytics. Incluem-se também o fornecimento de insights sob diversos suportes digitais sobre os requisitos, comportamentos, expectativas e motivações das pessoas para o desenvolvimento e/ou melhoria de design e das experiências de cliente, podendo aliar técnicas qualitativas com técnicas quantitativas. O meu compromisso com a gestão de relacionamento com os clientes e diferentes stakeholders tem consistentemente, impulsionado o desenvolvimento dos projetos em que participo enquanto líder, co-líder ou membro da equipa. No geral, esforço-me para trazer positividade e energia para todas as equipas com as quais trabalho, construindo relacionamentos sólidos como resultado principal.

Resumo das principais qualificações

  • Especialização em Strategy & Digital Marketing @EDIT. Escola de Design Interativo e
    Tecnologia (+300h) 16/20
  • Pós-graduação em Gestão de Empresas @Instituto Superior de Ciências do
    Trabalho e da Empresa – ISCTE – 16/20
  • Licenciatura (pré-bolonha) em Marketing @Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa – ISLA – 16/20

 

Agile Methodologies

  • Certificação Scrum Product Owner – Preparatório – COMPLETO
  • Certificação Scrum Master – Preparatório – COMPLETO

 

Digital Marketing 

  • Strategy & Digital Marketing
  • Certificação em Digital Marketing

 

Web Analytics, Tag Management e Data Visualisation

  • Curso de Google Analytics 4 – A Nova Versão
  • Google Analytics 4 Course
  • Intermediate/Advance GTM Course
  • Looker Studio Master Class;
  • BigQuery SQL para Google Analytics 4;
  • Web Browsers & Tracking Protections;
  • Power BI Impressionador
  • Technical SEO Pro

 

User Experience Design e Research – UX-Research

  • UX Design – UX Research Specialization
  • UX Design on Demand
  • Nível 1 UX-PM

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As minhas cidades

Sou alfacinha de gema, mas iniciei a minha atividade profissional em Aveiro e recentemente mudei-me para a margem sul - Almada. Adoro o Alentejo e gosto de me refugiar na serra mágica de Arouca. Portanto, e como dizia o poeta, sou um cidadão de Portugal e receptivo à mudança ✈️.

Curiosidades

Os meus principais hobbies são a fotografia paisagística, passear e correr com as minhas duas cadelas Arouca e Cuca e andar de bicicleta. E depois há tudo o resto, como estar com amigos, ler, ouvir música e tudo o que uma pessoa não sociopata faz ?.

Os meus Hobbies

Estou a aprender a tocar guitarra. Sou canhoto às refeições e na guitarra. Por falar em refeições, cozinhar para outros relaxa-me. Só gosto de ler livros técnicos. A minha banda rock favorita são os Foo Fighters. Não gosto de bebidas alcoólicas...dão-me sede. Mais....só conversando ?.


competencias-joao-matos

Competências

Technical Marketer com foco em Digital Analytics & UX Research

No início disse-te que se me tivesse que qualificar como profissional diria que sou mais dedicado à estratégia e temas de analytics do que criativo. Sou um profissional formatado em T. Sou cada vez mais especialista nas áreas de Web Analytics a transitar para Data & analytics, mas com manutenção do foco em UX-Research.

Liderança em Metodologias Ágeis

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Digital Marketing 360º

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Web Analytics and Tag Management

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Data Visualization

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Technical Marketing

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User Experience Research - UX Research

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Experiência

CX/UX, Digital Analytics & MarTech

Tenho mais de de 11 anos de experiência só na área de MarTech; com mais de 8 anos de experiência e, na área de CX/UX e Transformação Digital. Sempre a desenvolver e a gerir projetos para grandes empresas.

experiencia-ux-researcher

Customer Experience & UX Research

Enquanto user experience researcher – UX Researcher – o meu foco é a identificação de findings e insights sobre as necessidades, expectativas e motivações das pessoas para o desenho de experiências (que tornem a vida das pessoas mais simples, mais alegre e com significado. No fundo experiências impactantes em que o ponto central é a resolução dos problemas das pessoas e não o “fabrico” de features do produto/serviço. Estratégia e (re)desenho da experiência.

Digital Marketing - Analytics e MarTech

Enquanto profissional de marketing digital tenho uma visão holística sobre produtos digitais e sobre as táticas de marketing digital. O objetivo é aliar essas táticas ao trabalho de UX Researcher, nomeadamente, através de análises quantitativas – Digital Analytics – e identificar melhorias contínuas, em toda a jornada do cliente. Medição e melhoria da experiência.

experiencia-digital-analytics

Product Manager Digital Analytcs & UX Analyst

Junho 2021 – Presente

  • Owner do projeto de integração do website dos CTT e de todas as diferentes aplicações no ecossistema digital analítico – baseado no GA4
  • Elaborar planos de medição analítica, guias de implementação analítica e trabalhar nas auditorias e otimizações para o website dos CTT e as diferentes aplicações
  • Utilizar o Looker Studio para analisar, validar e visualizar dados
  • Tornar os dados mais transparentes e compreensíveis para que os produtos possam adaptar-se rapidamente às necessidades e requisitos dos clientes
  • Integrar de forma transversal os produtos e os dados para fornecer informações às equipas
  • Analisar e desenhar das jornadas de cliente dos produtos e serviços dos quais sou scrum master com vista à sua melhoria para satisfação das necessidades e expectativas dos clientes
  • Reporting da performance digital, nomeadamente SEO, de todo o universo digital em ambiente web
  • Scrum Master de 3 squads com recurso às metodologias agile
  • Estabelecer um plano, com oportunidades, priorizações e executar esse plano para contribuir significativamente para os objetivos de crescimento do produto

Senior Consultant - Customer & User Experience

Dezembro 2018 – Junho 2021

Membro da equipa de Business Transformation & Design, atuação nas áreas de Customer Experience e User Experience Research, sendo o principal objetivo da função o auxílio das organizações na resolução de problemas complexos de negócio, de experiência de cliente e de usabilidade.

  • Compreender e esclarecer as diferentes necessidades e expectativas do negócio e dos utilizadores através das realização de workshops; condução de entrevistas; ações de shadowing; análise competitiva; entre outras ações e técnicas qualitativas
  • Participar em todo o processo de projetos de Transformação Digital de Negócios, com foco em Pesquisa de Experiência do Utilizador (UX)
  • Organizar e co-orientar de workshops que percorrem as diferentes fases da metodologia de pensamento de design
  • Realizar de atividades de pesquisa qualitativa e quantitativa de UX
  • Conceber e desenho de diferentes entregáveis: arquitetura de informação, (AI); sitemaps, user/task flows, jornadas de cliente; e wireframes
  • Analisar e sintetizar resultados de entrevistas com partes interessadas, questionários, pesquisas, explorações de serviços e ações de observação
  • Criar personas, jornadas do cliente e mapas de serviço para apoiar a equipa de UI
  • Realizar de análises heurísticas e análises de caminhada de UX
  • Trabalhar colaborativamente, garantindo a integração, o planeamento, a medição e a continuidade do projeto com designers de UI, desenvolvedores e outras áreas criativas
  • Compreender toda a jornada do consumidor, valorizando a experiência de forma holística
  • Auxiliar na definição da nova/futura experiência de cliente diferenciadora e multicanal em conjunto com o cliente e identificação dos impactos da mesma na relação com o cliente
  • Preparar e condução de testes de usabilidade com os utilizadores com a correspondente análise quantitativa e síntese de resultados para apresentação aos diferentes stakeholders do negócio
  • Desenvolver de várias ofertas de Lançamento no Mercado, especialmente nas áreas de UX e SEO

Consultant - Digital Marketing

Abril 2018 – Dezembro 2018

Pertencente ao grupo de Advisory Services e membro da primeira equipa de Digital Marketing da EY Portugal o principal objetivo da função é o de resolver problemas complexos de negócios utilizando as diferentes táticas e ferramentas digitais, tanto  numa perspectiva estratégica como táticas.

  • Definir as estratégias digitais dos clientes com enfoque nas estratégias PPC
  • Implementar, gerir e monitorizar a presença digital paga dos clientes nos vários canais (Google Ads, Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram)
  • Proceder a auditorias técnicas de SEO e de conteúdo aos websites dos clientes – SEO
  • Conceber, produzir e enviar  campanhas de E-mail marketing
  • Definiir, configurar e monitorizar o comportamento dos utilizadores nos ativos digitais do cliente – Analytics
  • Gerir e otimizar o orçamento de campanhas dos clientes – CRO
  • Conceber e produzir relatórios da monitorização da performance digital e apresentação aos clientes – Marketing Analytics

PPC Campaign Manager & SEO

Janeiro 2017 – Abril 2018

Integração na equipa de performance digital da Stepvalue com responsabilidades ao nível da conceção estratégica de campanhas PPC, report e análise técnica de SEO nos diferentes websites dos clientes. As minhas principais responsabilidades passavam por:

  • Planear, gerir e rever todas as campanhas de PPC (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads)
  • Monitorizar e melhorar todos os canais digitais para oferecer campanhas eficazes e rentáveis
  • Otimizar campanhas para atingir objetivos/KPIs
  • Analisar dados, identificando tendências e oportunidades no mercado e em contas de pesquisa
  • Realizar pesquisa de palavras-chave e analisar dados de tráfego do site para identificar oportunidades de otimização
  • Otimizar o conteúdo do site, meta tags, estruturas de URL, arquitetura da informação, conteúdo e UX
  • Colaborar de perto com a equipa de conteúdo e desenvolver estratégias de conteúdo
  • Monitorizar e relatar as classificações dos concorrentes
  • Realizar auditorias técnicas de SEO e fornecer recomendações acionáveis
  • Monitorizar e acompanhar o tráfego do site e conversões usando ferramentas como o Google Analytics
  • Identificar e implementar estratégias de Otimização da Taxa de Conversão (CRO), incluindo testes A/B e análise de feedback do utilizador, para melhorar as conversões do site
  • Manter-se atualizado sobre as tendências da indústria e as melhores práticas em SEO e CRO
  • Investigar e rever regularmente ferramentas e software que funcionem bem e possam melhorar a pesquisa.

Digital Marketing Manager

Junho 2014 – Agosto 2016

Responsável pelo primeiro departamento de comunicação, com foco no digital da empresa com negócio B2B. As minhas principais responsabilidades foram:

  • Ideação, desenho e planeamento do novo website da empresa: arquitetura de informação, sitemap, escolha do CMS, elaboração dos copys e pesquisa de imagens
  • Ideação, produção, inserção e manutenção dos conteúdos no website – Joomla
  • Planeamento e execução de todas as atividades de marketing digital, incluindo SEM e SEO
  • Projeção e construção de toda a estratégia de presença e manutenção da empresa/marca nas redes sociais (estratégias, canais, tom de voz, periodicidade, gestão de crise…)
  • Gestão e otimização do orçamento de campanhas PPC e do orçamento do departamento
  • Medição e report à Direção-Geral do desempenho de todas as ações de marketing digital, nomeadamente, no que às campanhas PPC e de e-mail marketing diz respeito
  • Contacto e negociação de espaço publicitário e de preços em suportes de media offline
    Gestão e colaboração com diferentes agências e outros fornecedores externos

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    O que a Medicina Ensina aos Profissionais de UX – Outcomes e Outputs, Empatia, Análise Quantitativa e Quantitativa e Systems Thinking

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