Certificação Digital Marketing Specialist
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Certificação Digital Marketing Specialist
The Digital Marketing Certified Associate (DMCA) é programa ministrado pelo Market Motive, agora SimplyLearn que me preparou para liderar projetos de marketing digital. Para além da formação base o curso ofereceu-me tópicos avançados e proporcionou-me conhecimento em projetos da indústria do mundo real.
Impacto imediato no desenvolvimento do trabalho com clientes!
- Fundamentos de Marketing Digital
- Análise de performance
- Ferramentas e técnicas de SEO
- Ferramentas e técnicas de PPC
- Ferramentas e técnicas de social media
- Curso de PPC
- Curso de Analytics
- Curso de SEO
Certificação Strategy & Digital Marketing
Curso de Certificação em Strategy & Digital Marketing
O curso de Strategy & Digital Marketing tem o número de horas de uma pós-graduação e foi desenvolvido por profissionais da área, dai a minha opção pelo mesmo.
Este curso permitiu-me ficar com um entendimento 360º de todo o processo estratégico de marketing no canal digital, bem como dominar todas as suas competências e ferramentas de search, analytics, e-mail marketing, social media e gestão e otimização de campanhas SEA e SEO.
Impacto imediato no desenvolvimento do trabalho com clientes!
- Marketing Digital e Pensamento estratégico
- Perfil do consumidor digital
- Estratégia digital e multicanal
- Estratégia de marketing e comunicação
- Técnicas e táticas para execução
- Técnicas e táticas para monitorização
- técnicas e táticas para otimização
- Estratégia de conteúdos
- Websites na estratégia digital
- Tipologias e objetivos dos websites
- metodologia CRO para construção de LPs
- User Experience e AI
- Ferramentas de medição e otimização
- Funil de conversão e captação de leads
- Estratégias de dinamização dos websites
- SEO base
- Redes sociais
- Redes sociais e o negócio
- Planos/estratégia de ação
- Gestão de redes sociais
- Monitorização
- Copy
- social media advertising
- métricas e kpis
- Compreensão e Importância
- Plataformas
- Segmentação de BD
- Métricas e análise de resultados
- Regras e legislação
- Compreensão dos motores de pesquisa
- Otimização on-page - técnica
- Otimização off-page
- Pesquisa de keywords
- Link building
- Search & display advertising
- Os diferentes tipos de anúncios
- Ads & Rich media
- Social media advertising
- Criação de campanhas
- Otimização de campanhas
- Plano de meios
- Overviews do Google analytics
- Dashboards
- Público-alvo, aquisição, comportamento e conversões
- Google Search Console
- Funis de conversão
- Definição de métricas e KPIs
- Segmentos avançados
- Testes A/B
- Definição de estratégia de marketing digital com cliente real
Sobre mim
João Carlos Matos
Marketing Digital || Web-Digital Analytics || CX/UX Researcher || Product Owner
Profissional de Marketing Digital, UX Researcher e Digital-Web Analytics com +11 anos de experiência no espaço de MarTech e +8 anos em Transformação Digital CX/UX. Entre as minhas áreas de expertise, incluem-se a análise, implementação planos, guias de medição, bem como várias estratégias e táticas de Digital Marketing, como foco em Web Analytics. Incluem-se também o fornecimento de insights sob diversos suportes digitais sobre os requisitos, comportamentos, expectativas e motivações das pessoas para o desenvolvimento e/ou melhoria de design e das experiências de cliente, podendo aliar técnicas qualitativas com técnicas quantitativas. O meu compromisso com a gestão de relacionamento com os clientes e diferentes stakeholders tem consistentemente, impulsionado o desenvolvimento dos projetos em que participo enquanto líder, co-líder ou membro da equipa. No geral, esforço-me para trazer positividade e energia para todas as equipas com as quais trabalho, construindo relacionamentos sólidos como resultado principal.
Resumo das principais qualificações
- Especialização em Strategy & Digital Marketing @EDIT. Escola de Design Interativo e
Tecnologia (+300h) 16/20 - Pós-graduação em Gestão de Empresas @Instituto Superior de Ciências do
Trabalho e da Empresa – ISCTE – 16/20 - Licenciatura (pré-bolonha) em Marketing @Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa – ISLA – 16/20
Agile Methodologies
- Certificação Scrum Product Owner – Preparatório – COMPLETO
- Certificação Scrum Master – Preparatório – COMPLETO
Digital Marketing
- Strategy & Digital Marketing
- Certificação em Digital Marketing
Web Analytics, Tag Management e Data Visualisation
- Curso de Google Analytics 4 – A Nova Versão
- Google Analytics 4 Course
- Intermediate/Advance GTM Course
- Looker Studio Master Class;
- BigQuery SQL para Google Analytics 4;
- Web Browsers & Tracking Protections;
- Power BI Impressionador
- Technical SEO Pro
User Experience Design e Research – UX-Research
- UX Design – UX Research Specialization
- UX Design on Demand
- Nível 1 UX-PM
As minhas cidades
Sou alfacinha de gema, mas iniciei a minha atividade profissional em Aveiro e recentemente mudei-me para a margem sul - Almada. Adoro o Alentejo e gosto de me refugiar na serra mágica de Arouca. Portanto, e como dizia o poeta, sou um cidadão de Portugal e receptivo à mudança ✈️.
Curiosidades
Os meus principais hobbies são a fotografia paisagística, passear e correr com as minhas duas cadelas Arouca e Cuca e andar de bicicleta. E depois há tudo o resto, como estar com amigos, ler, ouvir música e tudo o que uma pessoa não sociopata faz ?.
Os meus Hobbies
Estou a aprender a tocar guitarra. Sou canhoto às refeições e na guitarra. Por falar em refeições, cozinhar para outros relaxa-me. Só gosto de ler livros técnicos. A minha banda rock favorita são os Foo Fighters. Não gosto de bebidas alcoólicas...dão-me sede. Mais....só conversando ?.
Competências
Technical Marketer com foco em Digital Analytics & UX Research
No início disse-te que se me tivesse que qualificar como profissional diria que sou mais dedicado à estratégia e temas de analytics do que criativo. Sou um profissional formatado em T. Sou cada vez mais especialista nas áreas de Web Analytics a transitar para Data & analytics, mas com manutenção do foco em UX-Research.
Liderança em Metodologias Ágeis
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Digital Marketing 360º
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Web Analytics and Tag Management
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Data Visualization
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Technical Marketing
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User Experience Research - UX Research
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Experiência
CX/UX, Digital Analytics & MarTech
Tenho mais de de 11 anos de experiência só na área de MarTech; com mais de 8 anos de experiência e, na área de CX/UX e Transformação Digital. Sempre a desenvolver e a gerir projetos para grandes empresas.
Customer Experience & UX Research
Enquanto user experience researcher – UX Researcher – o meu foco é a identificação de findings e insights sobre as necessidades, expectativas e motivações das pessoas para o desenho de experiências (que tornem a vida das pessoas mais simples, mais alegre e com significado. No fundo experiências impactantes em que o ponto central é a resolução dos problemas das pessoas e não o “fabrico” de features do produto/serviço. Estratégia e (re)desenho da experiência.
Digital Marketing - Analytics e MarTech
Enquanto profissional de marketing digital tenho uma visão holística sobre produtos digitais e sobre as táticas de marketing digital. O objetivo é aliar essas táticas ao trabalho de UX Researcher, nomeadamente, através de análises quantitativas – Digital Analytics – e identificar melhorias contínuas, em toda a jornada do cliente. Medição e melhoria da experiência.
Product Manager Digital Analytcs & UX Analyst
Junho 2021 – Presente
- Owner do projeto de integração do website dos CTT e de todas as diferentes aplicações no ecossistema digital analítico – baseado no GA4
- Elaborar planos de medição analítica, guias de implementação analítica e trabalhar nas auditorias e otimizações para o website dos CTT e as diferentes aplicações
- Utilizar o Looker Studio para analisar, validar e visualizar dados
- Tornar os dados mais transparentes e compreensíveis para que os produtos possam adaptar-se rapidamente às necessidades e requisitos dos clientes
- Integrar de forma transversal os produtos e os dados para fornecer informações às equipas
- Analisar e desenhar das jornadas de cliente dos produtos e serviços dos quais sou scrum master com vista à sua melhoria para satisfação das necessidades e expectativas dos clientes
- Reporting da performance digital, nomeadamente SEO, de todo o universo digital em ambiente web
- Scrum Master de 3 squads com recurso às metodologias agile
- Estabelecer um plano, com oportunidades, priorizações e executar esse plano para contribuir significativamente para os objetivos de crescimento do produto
Senior Consultant - Customer & User Experience
Dezembro 2018 – Junho 2021
Membro da equipa de Business Transformation & Design, atuação nas áreas de Customer Experience e User Experience Research, sendo o principal objetivo da função o auxílio das organizações na resolução de problemas complexos de negócio, de experiência de cliente e de usabilidade.
- Compreender e esclarecer as diferentes necessidades e expectativas do negócio e dos utilizadores através das realização de workshops; condução de entrevistas; ações de shadowing; análise competitiva; entre outras ações e técnicas qualitativas
- Participar em todo o processo de projetos de Transformação Digital de Negócios, com foco em Pesquisa de Experiência do Utilizador (UX)
- Organizar e co-orientar de workshops que percorrem as diferentes fases da metodologia de pensamento de design
- Realizar de atividades de pesquisa qualitativa e quantitativa de UX
- Conceber e desenho de diferentes entregáveis: arquitetura de informação, (AI); sitemaps, user/task flows, jornadas de cliente; e wireframes
- Analisar e sintetizar resultados de entrevistas com partes interessadas, questionários, pesquisas, explorações de serviços e ações de observação
- Criar personas, jornadas do cliente e mapas de serviço para apoiar a equipa de UI
- Realizar de análises heurísticas e análises de caminhada de UX
- Trabalhar colaborativamente, garantindo a integração, o planeamento, a medição e a continuidade do projeto com designers de UI, desenvolvedores e outras áreas criativas
- Compreender toda a jornada do consumidor, valorizando a experiência de forma holística
- Auxiliar na definição da nova/futura experiência de cliente diferenciadora e multicanal em conjunto com o cliente e identificação dos impactos da mesma na relação com o cliente
- Preparar e condução de testes de usabilidade com os utilizadores com a correspondente análise quantitativa e síntese de resultados para apresentação aos diferentes stakeholders do negócio
- Desenvolver de várias ofertas de Lançamento no Mercado, especialmente nas áreas de UX e SEO
Consultant - Digital Marketing
Abril 2018 – Dezembro 2018
Pertencente ao grupo de Advisory Services e membro da primeira equipa de Digital Marketing da EY Portugal o principal objetivo da função é o de resolver problemas complexos de negócios utilizando as diferentes táticas e ferramentas digitais, tanto numa perspectiva estratégica como táticas.
- Definir as estratégias digitais dos clientes com enfoque nas estratégias PPC
- Implementar, gerir e monitorizar a presença digital paga dos clientes nos vários canais (Google Ads, Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram)
- Proceder a auditorias técnicas de SEO e de conteúdo aos websites dos clientes – SEO
- Conceber, produzir e enviar campanhas de E-mail marketing
- Definiir, configurar e monitorizar o comportamento dos utilizadores nos ativos digitais do cliente – Analytics
- Gerir e otimizar o orçamento de campanhas dos clientes – CRO
- Conceber e produzir relatórios da monitorização da performance digital e apresentação aos clientes – Marketing Analytics
PPC Campaign Manager & SEO
Janeiro 2017 – Abril 2018
Integração na equipa de performance digital da Stepvalue com responsabilidades ao nível da conceção estratégica de campanhas PPC, report e análise técnica de SEO nos diferentes websites dos clientes. As minhas principais responsabilidades passavam por:
- Planear, gerir e rever todas as campanhas de PPC (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads)
- Monitorizar e melhorar todos os canais digitais para oferecer campanhas eficazes e rentáveis
- Otimizar campanhas para atingir objetivos/KPIs
- Analisar dados, identificando tendências e oportunidades no mercado e em contas de pesquisa
- Realizar pesquisa de palavras-chave e analisar dados de tráfego do site para identificar oportunidades de otimização
- Otimizar o conteúdo do site, meta tags, estruturas de URL, arquitetura da informação, conteúdo e UX
- Colaborar de perto com a equipa de conteúdo e desenvolver estratégias de conteúdo
- Monitorizar e relatar as classificações dos concorrentes
- Realizar auditorias técnicas de SEO e fornecer recomendações acionáveis
- Monitorizar e acompanhar o tráfego do site e conversões usando ferramentas como o Google Analytics
- Identificar e implementar estratégias de Otimização da Taxa de Conversão (CRO), incluindo testes A/B e análise de feedback do utilizador, para melhorar as conversões do site
- Manter-se atualizado sobre as tendências da indústria e as melhores práticas em SEO e CRO
- Investigar e rever regularmente ferramentas e software que funcionem bem e possam melhorar a pesquisa.
Digital Marketing Manager
Junho 2014 – Agosto 2016
Responsável pelo primeiro departamento de comunicação, com foco no digital da empresa com negócio B2B. As minhas principais responsabilidades foram:
- Ideação, desenho e planeamento do novo website da empresa: arquitetura de informação, sitemap, escolha do CMS, elaboração dos copys e pesquisa de imagens
- Ideação, produção, inserção e manutenção dos conteúdos no website – Joomla
- Planeamento e execução de todas as atividades de marketing digital, incluindo SEM e SEO
- Projeção e construção de toda a estratégia de presença e manutenção da empresa/marca nas redes sociais (estratégias, canais, tom de voz, periodicidade, gestão de crise…)
- Gestão e otimização do orçamento de campanhas PPC e do orçamento do departamento
- Medição e report à Direção-Geral do desempenho de todas as ações de marketing digital, nomeadamente, no que às campanhas PPC e de e-mail marketing diz respeito
- Contacto e negociação de espaço publicitário e de preços em suportes de media offline
Gestão e colaboração com diferentes agências e outros fornecedores externos
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