Introdução
Já escrevi três artigos a falar sobre Produtos Digitais e que podes lê-los nos links abaixo.
O que são Produtos Digitais? | João Carlos Matos (joaomatosdigital.pt)
Hoje o artigo foca-se mais naquilo que são projetos e como geri-los. Tenho duas ideias fortes sobre o tema:
1 – A gestão de produto e a gestão de projetos, ainda que diferentes, sobrepõe-se.
2 – A gestão de projetos torna-se mais fácil para quem tem conhecimentos e/ou prática na gestão de produtos, nomeadamente produtos digitais. Isto porque, é mais difícil gerir algo com menos informação do que com toda a informação. Além disso, Além disso, os Project Managers utilizam combinações de metodologias ágeis e tradicionais, para garantir que os projetos são concluídos conforme o plano estabelecido inicialmente.
Projetos e Produtos, nomeadamente digitais, são conceitos diferentes.
As principais características de um projeto são:
- Foco, essencialmente, no cumprimento do prazo de entrega e na própria entrega
- Tanto o cenário como o contexto é conhecido na sua plenitude e por isso…
- Âmbito negociado inicialmente e fechado
- Timing de início e de finalização previsto
- Budget definido inicialmente e sem necessidade de revisão (previsivelmente)
- Terminado o projeto, o trabalho do Project Manager nesse projeto, geralmente termina
As principias características de um produto são:
- Foco, essencialmente, na entrega de resultados e valor para pessoas e empresas
- Os cenários e os contextos não são totalmente conhecidos à partida, por serem voláteis às necessidades das pessoas
- O âmbito não é fechado e vai-se negociando durante o desenvolvimento do produto
- Timing de início definido, mas sem um timing de finalização uma vez que o produto está (ou deve estar) em constante adaptação
- Budget definido, mas com necessidade de revisões periódicas e com base nas várias conclusões emergentes dos ciclos de iteração
- Em princípio um produto está em constante desenvolvimento (a não ser que seja descontinuado) e, portanto enquanto o produto estiver a evoluir o trabalho do Product Manager não termina
Se são conceitos e realidades diferentes, será que a gestão de projetos e de produto é também ela diferente? Diria que obrigatoriamente terá de ser. Podes ver o artigo sobre esta temática intitulado:
Será Diferente Criar um Produto Digital em Ambiente Agile ou Waterfall? | João Carlos Matos (joaomatosdigital.pt)
Aliás, quem está no meio sabe que existem certificações em Gestão de Projetos. Por exemplo a certificação em Project Management Professional do Project Management Institute – PMI. Mas também existem certificações em Product Owner. Por exemplo a certificação CSPO da Scrum Alliance ou a certificação PSPO da Scrum.org. Eu tenho a primeira.
Então, o que é assim tão diferente entre a gestão de produto (Product Management) e a gestão de projetos (Project Management).
Gestão de Projetos
A gestão de projetos foca-se na realização de algo específico e com objetivos, âmbito, prazos e alocação de recursos bem definidos. Isto porque um projeto tem uma data de início e de fim e o Project Manager tem a responsabilidade de garantir que todo o Ciclo PDCA – Planeamento, Desenvolvimento, Controlar e Atuar é executado dentro dos timings, budget e âmbito estabelecidos inicialmente.
A gestão de projetos tem uma componente de risco associada e que deve ser também gerida pelo Project Manager. Essa componente é inerente ao facto das características de um projeto, onde tudo fica definido inicialmente (âmbito, budget, prazos, requisitos, recursos, ferramentas…).
Existe também a necessidade de gestão de das pessoas, comunicações e stakeholders ao longo do mesmo, mas que é algo semelhante ao que acontece com a gestão do produto (digital).
Gestão de Produtos
A gestão de produto (Product Management) e a gestão de projetos (Project Management) são disciplinas distintas que, embora possam se sobrepor em algumas áreas, têm objetivos, responsabilidades e focos diferentes. A gestão de produto concentra-se no ciclo de vida completo de um produto, desde a concepção até a descontinuação, garantindo que o produto atenda às necessidades do mercado e dos clientes. O gestor de produto (Product Manager) é responsável por definir a visão do produto, planejar a estratégia de desenvolvimento, priorizar funcionalidades e trabalhar em estreita colaboração com equipes de desenvolvimento, marketing e vendas para garantir o sucesso contínuo do produto.
Conclusão
Ou seja, enquanto a gestão de produto é uma função estratégica e contínua, a gestão de projetos é uma função tática e finita, cada uma essencial para o sucesso organizacional nas suas respectivas áreas.
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