“Para Quem Não Sabe Para Onde Vai, Qualquer Caminho Serve” by Lewis Caroll

O redesenho (redesign) de websites e/ou de outros aplicativos digitais são acontecimentos comuns de ocorrerem nas organizações. Este tipo de trabalho pode ser algo pequeno e simples como a mudanças na navegação numa única página, até mudanças mais complexas que interferem tanto no front-end como no back-end.

Em qualquer dos casos, muitas organizações não contam com as equipas de Digital Analytics. E o resultado é escandaloso. O website e/ou os aplicativos são redesenhados, obrigando a novos desenvolvimentos, é colocado em produção, e muitas implementações ou todas as implementações feitas ao nível da implementação de eventos falha,….e de quem é a culpa? Do Digital analytics.

E o tema não deve, não tem e não pode ser ou continuar a ser assim nas empresas. Isto porque existem vários key-points que devem ser acautelados no desenvolvimento destes trabalhos. Aliás, as equipas que trabalham ou que fornecem metodologias de trabalho ágeis, deveriam ter pessoas competentes nestas matérias e não só “puros e duros” software developers.


Estabelecimento dos novos Objetivos de Medição

O “primeiro ato” que as equipas, seja o PO, o SM ou alguém do negócio deve ter em conta e levantar o tema junto da equipa de Digital Analytics é a indicação do que, em termos de features, se pretende medir e monitorizar. Sim, porque parte-se do princípio (ainda que a maioria das empresas e equipas não o façam dessa forma) que uma feature é resultante de um trabalho de UX-Research e vai responder a um outcome para melhorar a vida das pessoas. E esse outcome pode ser medido ou não. E mesmo sendo medido, pode sê-lo de outra forma que não através do Analytics.


Desenvolvimento de Planos de Medição e Guias de Implementação

Em seguida, e tendo em conta o que se pretende medir e como; objetivos e KPIs definidos, passa-se à fase de desenvolvimento dos planos de medição e dos guias de implementação correspondentes a esses objetivos e KPIs. Integrar os requisitos de medição e de tracking na fase de planeamento garante que os data touch points necessários serão capturados com precisão após a entrada em produção do novo website ou aplicativos.


Partilha de Protótipos Hi-Fi

A visualização e partilha dos protótipos Hi-Fi com as pessoas de Digital Analytics vai permitir aos mesmos visualizarem os diferentes fluxos dos utilizadores, identificarem pontos de fricção, data touch points, e perceber se os KPIs definidos inicialmente estão presentes naquilo que foi desenhado. Além disso, e se o protótipo estiver bem especificado, é possível contribuir também com insights sobre como medir melhor as interações do utilizador.


Especificações dos Protótipos

  • HTML, CSS e JS – O esqueleto de um website é o HTML e o CSS e depois a inteligência do website vem através da implementação do JS. Se estes elementos forem completamente mexidos e alterados, tudo aquilo que havia sido implementado, muito provavelmente deixa de existir. Assim, é preciso garantir que se algum destes elementos forem alterados essas mesmas alterações tenham em consideração o que já está implementado. Além disso, é necessário estar tudo especificado por exemplo ao nível dos use cases de um cliente autenticado ou não. Ou o que acontece quando um utilizador clica no botão/CTA; para que página vai? Ou não vai para nenhuma página? Se existe a possibilidade de refresh da página e a informação mantêm-se armazenada. Que tipo de estilos vão ser aplicados, por causa dos CSS Selectors e da facilidade ou complexidade da sua utilização no caso de ser necessário implementar um trigger com base nos mesmos.
  • DataLayer – Se a DataLayer for alterada ou não for considerada vai ser difícil implementar qualquer tipo de eventos via DataLayer. Relembrando que a implementação via DataLayer dos eventos é a forma mais eficaz e com menos riscos de “quebrar” a medição, que existe.
  • Estrutura de URL – Os URLs devem ser especificados e, preferencialmente devem ser o mais “amigáveis” possíveis, ajudando também a performance do website ao nível do SEO. A estrutura deve ser clara o que vai garantir que todas as páginas e ações relevantes sejam capturadas na configuração dos eventos. Criação de Single Page Applications – SPA – é uma complicação para implementar. Ou até mesmo a utilização dos iframes (completamente em desuso).
    Estruturas de URLs mal especificadas e, posteriormente, mal configurada podem levar a discrepâncias nos relatórios.
  • Implementação dos Eventos e Custom Dimensions
    Além dos KPIs definidos inicialmente e, consequente e muito provavelmente, dos eventos a implementar, as equipas de digital analytics necessitam de ver especificado o tema das custom dimensions. Para acrescentá-las no UI do GA4. Por exemplo, por algum motivo válido o negócio pode querer saber a hora do login. Lembrando que o GA4 free permite apenas a categorização de 25 custom dimensions.
  • Ativação (ambiente de desenvolvimento e produção)
    Isso proporcionará a oportunidade de revisar os dados coletados, identificar discrepâncias ou anomalias e refinar a implementação do rastreamento conforme necessário.

Ao integrar esses pontos ao processo de redesenho do site, podemos aproveitar a experiência de nosso Analista Digital para garantir que nossa configuração de rastreamento esteja alinhada com os objetivos do projeto, as necessidades do usuário e os requisitos de análise de dados.


Conclusão

As empresas muitas vezes descuram o tema do digital analytics quando estão a implementar de raiz websites ou aplicativos ou apps. E ainda mais vezes, esquecem este tema quando estão a fazer o redesenho das mesmas.

É importante sublinhar que a comunicação entre as equipas (e não uma pessoa) de desenvolvimento, design e analytics….e na altura atual até acrescentaria de data, é crucial para garantir o sucesso do projeto de redesenho.

 

Podem saber mais sobre estes temas nos seguintes artigos:
1 – >Checklist de Atividades de Analytics para (Re)Lançamento de um Website – 11 Atividades a Considerar – PARTE 3
2 – >Checklist de Atividades de SEO para (Re)Lançamento de um Website – 13 Atividades a Considerar – PARTE 2
3 – >Checklist de Atividades de UX e de UI para (Re)Lançamento de um Website – 12 Atividades a Considerar – PARTE 1

Por fim, e acredito que este seja uma conclusão que todos que trabalhamos na área devamos ter é:

Medir apenas o que importa, e nunca medir tudo e mais alguma coisa, nomeadamente quando se utiliza ferramentas free.

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